Sabia que o Chapéu-Panamá não é do Panamá?
Sabia que o popular Chapéu-Panamá, que hoje é usado por todos que querem estar na moda foi criado no século passado no Equador.
Mais por que Chapéu-Panamá?
Na verdade, foi tudo um grande mal entendido, pois ficou conhecido com esse nome por que os operarios do Canal do Panamá o usavam para se proteger do Sol.
Foi quando os panamenhos gostaram do negocio e começaram a comprar o chapéu e revender do mundo inteiro. E também ganhou esse nome por que os chapéus eram embarcados para os Estados Unidos via Panamá.
Como são feitos?
Os chapéus são tecidos com palha muito fina, a palha é colorida e levada aos centros de tecelagem. É transformado em chapéu pelos tecelões.
Hoje em dia os maiores centros de produçao são; Montecrist, na provincia de Manabi, Grialacio na provincia de Azuay, e Biblian, na provincia de Canãr.
Os maiores mercados de comercialização do chapéu são; Mexico, Brasil e Estados Unidos. O preço varia entre U$4,00 e U$10,00, isso depende da quantidade de voltas de fita.
Espero que gostem pessoal. E por favor me perdoem pelos possiveis erros de ortografia, pois estou escrevendo pelo celular.
Comentários
Postar um comentário