Morte misteriosa do primeiro homem a ir ao espaço pode ter sido solucionada


O primeiro ser humano a visitar o espaço foi o cosmonauta russo Yuri Gagarin, a bordo da nave Vostok 1 em abril de 1961. Entretanto, Gagarin, depois de se desligar do programa espacial soviético, se tornou um piloto de testes, morrendo em um misterioso acidente envolvendo um caça. O desastre ocorreu alguns anos mais tarde, em 1968, e o fato sempre foi alvo de muita especulação e tema de diversas teorias da conspiração.
Segundo o site Russia Today, algumas teorias sugeriam que a causa do acidente possa ter sido falha humana e até um desmaio do piloto, mas novas revelações realizadas por um antigo colega de Gagarin podem por um ponto final ao mistério. De acordo com a publicação, Alexey Leonov, também cosmonauta, estava presente no dia do desastre e, 45 anos depois, decidiu falar sobre o que pode ter acontecido.

Segredo de Estado



Leonov acredita que a passagem de um jato supersônico fez com que Gagarin perdesse completamente o controle da aeronave e espiralasse em direção ao solo. Contudo, a partir da revelação envolvendo a morte do célebre cosmonauta, outros detalhes também acabaram vindo à tona. Gagarin, na verdade, deveria estar pilotando o jato a mais de 1,5 quilômetro de altitude, mas não eram bem essas as circunstâncias.
Segundo a investigação oficial — mantida em segredo até bem recentemente —, o piloto de testes se encontrava bem mais baixo do que deveria, voando extremamente próximo ao solo quando o acidente aconteceu. Esse “detalhe”, caso fosse publicado, poderia causar uma série de constrangimentos ao governo soviético, que teria que explicar a morte de uma celebridade nacional. O relatório oficial declara que o acidente foi ocasionado por uma manobra brusca.
Provavelmente, foi essa a razão de os detalhes envolvendo a morte de Yuri Gagarin terem sido mantidos em segredo durante todo esse tempo. O próprio Leonov só teve o acesso permitido aos documentos sobre as investigações recentemente, e entre as revelações feitas por ele, simulações realizadas por computador e a revisão do caso, o mistério parece ter sido finalmente desvendado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece a lenda do quadro do "menino chorando"?

Antigos egípcios fabricavam colares com rochas extraterrestres

5 lugares misteriosos avistados através do Google Earth