Fragmentos do meteoro russo podem ser mais valiosos que ouro
Depois de tantas discussões sobre a queda de meteoros e passagens de asteroides recentemente, acabamos descobrindo que existem alguns poucos profissionais no mundo que se dedicam exclusivamente a caçar fragmentos de objetos que atingiram a Terra. E parece que essa profissão pode realmente ser bastante rentável!
De acordo com uma notícia da NBC NEWS, a recente queda de um meteorito na Rússia está provocando uma verdadeira “caça ao tesouro”. E não é para menos! Segundo a publicação, os caçadores de meteoros acreditam que os fragmentos poderão ser vendidos por alguns milhares de dólares por peça. Aliás, segundo as estimativas, cada grama da rocha espacial pode chegar a valer até US$ 2,2 mil (mais de R$ 4 mil), ou seja, 40 vezes mais do que o grama do ouro.
Caça ao tesouro
Apenas os fragmentos coletados por cientistas da Universidade Federal dos Montes Urais próximo ao local do impacto — o lago Chebarkul — passaram por testes que atestam a sua origem espacial. Segundo os pesquisadores, se tratam de 53 objetos rochosos pequenos e de coloração escura, que variam entre 0,5 e 1 centímetro de tamanho. Contudo, acredita-se que pedaços maiores possam ter caído dentro do lago congelado.
Afinal, depois de produzir uma cratera de 8 metros de largura, e de ter o seu tamanho e peso estimados em 17 metros e 10 mil toneladas, respectivamente, é óbvio que devem existir muitos mais fragmentos espalhados por aí!
Comentários
Postar um comentário