Série da Discovery vai usar truques de mágica para ensinar ciência


Todo mundo gosta de saber o truque por trás de uma mágica. E se ele, na verdade, for apenas um conceito científico bem aplicado? Fica ainda mais legal, não é? Este é o conceito da nova série da Discovery, “A Ciência Mágica”. Em nove episódios, quatro mágicos famosos vão apresentar truques e revelar os princípios da química, física e biologia que foram usados em cada um deles.
Os clássicos números de leitura da mente, combustão espontânea e desaparecimento de objetos estão entre as situações criadas pelos mágicos no programa. Ben Hanlin e Billy Kidd, que estão no elenco, conversaram com jornalistas da América Latina sobre o programa. Dê uma olhada em alguns trechos dessa conversa:
Como vocês escolheram os truques para cada episódio?
Ben Hanlin: Quando você cria uma mágica, geralmente começa com o final e depois trabalha para encontrar um método que chegue nesse resultado. Neste programa, cientistas mostravam um truque científico e nós [os mágicos] tínhamos que decidir se ele era legal o bastante para transformá-lo em um truque.
Vocês não se importam de revelar os segredos por trás dos números de mágica?
Ben Hanlin: Sim. Nós [os mágicos e a Discovery] não queríamos fazer parte de um programa que revelasse a mágica, porque parte do espanto que ela causa vem justamente de você não saber as respostas e ter esse mistério. Queríamos fazer algo mais esperto que isso, e um pouco mais interessante também. Por isso, o programa não é um show de revelações. O que fazemos é pegar demonstrações de ciência e transformar em truques de mágica. Aí, depois que surpreendemos as pessoas, mostramos que aquilo é ciência e revelamos como é feito.
Alguns anos atrás, o mágico Val Valentino [conhecido no Brasil como Mister M], ficou famoso por revelar alguns dos maiores truques de mágica. Vocês acham que estão seguindo os passos dele?
Billy Kidd: Na verdade, não. Isso foi algo que eu, os outros mágicos e os produtores tomamos muito cuidado, para ter certeza de que não faríamos um programa de revelação de mágicas. Até por isso o nome do programa é “A Ciência Mágica”. Em vez de fazer um show sobre ciência que falasse como ela funciona, estamos mostrando isso em performances, criando ilusões que simulam mágicas. É bem diferente do que o Mister M fazia.
Como era a reação das pessoas que viam os truques quando vocês explicavam a ciência por trás deles?
Billy Kidd: Acho que eles amavam. E acho que não era só o fato de eles saberem como aquilo era feito. Quando nós contávamos que tudo era baseado em princípios científicos, acredito que eles se surpreendiam. Ciência provavelmente era a última coisa que eles esperavam.
Vocês tiveram contato com cientistas durante as gravações?
Billy Kidd: Sim, conversamos com alguns cientistas. Não conseguiríamos realizar os truques sem a ajuda deles, porque nenhum de nós tem o conhecimento deles. Fomos ao laboratório e aprendemos algumas coisas sobre elementos químicos e demonstrações de ciência que eles nos ensinaram a repetir de maneira segura.
Os truques que vocês apresentam nos episódios têm algo em comum?
Ben Hanlin: Nós fizemos uma gama completa de coisas. Fizemos números envolvendo produtos químicos. Também fizemos coisas com fricção, que é física. Alguns truques envolviam ondas sonoras. Enfim, muitas coisas diferentes. E isso é parte do prazer em fazer o programa. Existem muitas coisas científicas incríveis e às vezes não damos valor ou nem sabemos que elas acontecem.
A CIÊNCIA MÁGICA
Estreia: 1º de março, às 22h20


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece a lenda do quadro do "menino chorando"?

Antigos egípcios fabricavam colares com rochas extraterrestres

5 lugares misteriosos avistados através do Google Earth