Ciência revela quem surgiu antes: o ovo ou a galinha
Sejamos sinceros! Todos já nos fizemos essa pergunta pelo menos uma vez na vida: quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? Pois o pessoal do canal AsapSCIENCE do YouTube criou a divertida animação acima, que põe, de uma vez por todas, um ponto final nessa questão. Você pode ativar as legendas em português no menu do vídeo, mas como a tradução não é muito boa, explicaremos a resposta para esse mistério a seguir.
Segundo a animação, a solução seria bem simples se analisássemos o problema de forma literal: os animais que põem ovos surgiram muito antes do que as galinhas — há 340 milhões de anos, aproximadamente —, então, tecnicamente, os ovos surgiram antes. Mas, como estamos falando sobre os ovos dos quais as galinhas nasceram, quem é que botou o primeiro ovo, uma galinha? Qual dos dois surgiu primeiro? Existem duas formas de abordar o problema:
A partir das galinhas
Estudos apontaram que existe uma proteína essencial para a formação dos ovos, e essa substância só pode ser encontrada nos ovários das galinhas. Isso significa que sem essas aves, os ovos não podem ser formados. Entretanto, o que são os ovos de galinha afinal? “Abrigos” que guardam os pintinhos ou estruturas que as galinhas põem? Imagine a seguinte situação: se um elefante botasse um ovo, e desse ovo nascesse um leão, de quê seria esse ovo, de elefante ou de leão?
Essa pergunta nos leva a outra consideração. Quando ocorre a fecundação, dois organismos contribuem com informações genéticas — o DNA — para formar o um zigoto. Entretanto, quando ocorre a replicação do material genético, é bastante comum que ocorram pequenas mutações. E são essas pequenas mutações, ocorridas ao longo de milhares de gerações, que resultam no surgimento de novas espécies.
Assim, o que pode ter acontecido foi que um casal de criaturas muito semelhantes às galinhas atuais acasalou e, graças a uma pequena mutação genética, a primeira galinha acabou surgindo. Mas e o ovo?
A partir dos ovos
Na verdade, é impossível considerar que uma única mutação tenha sido capaz de gerar uma nova espécie, e todos os seres vivos que existem hoje em dia são o resultado de milhares de anos de pequenas e sutis mutações. Além disso, o ambiente também exerce influência em como as espécies vão evoluindo ao longo do tempo, pois elas vão se adaptando às novas condições e situações para sobreviver.
Assim, apesar de os cães terem vindo dos lobos, é impossível que em um dado momento uma loba tenha dado cria a uma ninhada de cãezinhos. Essa nova espécie surgiu depois de anos de evolução e interação com os humanos, que foram domesticando os lobos gradualmente até que algumas características fossem se tornando mais fortes em uma espécie do que na outra.
O ovo ou a galinha?
Se considerarmos o primeiro cenário, no qual uma criatura semelhante à galinha pôs um ovo cujo pintinho sofreu uma pequena mutação que deu origem à galinha atual — que, por sua vez, começou a botar ovos de galinha —, então, a conclusão é de que a galinha surgiu primeiro.
Contudo, de acordo com o segundo cenário, no qual uma criatura semelhante à galinha tenha evoluído e posto um ovo já mutante, então, a conclusão é de que o ovo surgiu primeiro. Mas a conclusão do vídeo é que, independente se as aves atuais surgiram a partir de uma mutação nas antigas galinhas ou nos ovos, a primeira galinha de verdade veio mesmo de um ovo!
Contudo, de acordo com o segundo cenário, no qual uma criatura semelhante à galinha tenha evoluído e posto um ovo já mutante, então, a conclusão é de que o ovo surgiu primeiro. Mas a conclusão do vídeo é que, independente se as aves atuais surgiram a partir de uma mutação nas antigas galinhas ou nos ovos, a primeira galinha de verdade veio mesmo de um ovo!
Fonte: AsapSCIENCE
Comentários
Postar um comentário