É possível ver gente morta?


Vocês pediram, fizeram aquele fuzuê todo no Facebook, queriam que viajássemos mais na resposta e pensássemos hipoteticamente sobre a possibilidade aventada pelo Matheus.
Foi o que a gente fez, com a ajuda de Renato Las Casas, professor do Departamento de Física da UFMG.
Sim, caso fosse possível ver a Terra de uma estrela que ainda não morreu, a gente veria nosso planeta com a mesma idade dos anos luz de distância do astro. Ou seja, se a estrela estivesse a 100 anos luz daqui, enxergaríamos a Terra em 1913, exatos 100 anos atrás  - com um pouco de sorte, poderíamos testemunhar o nascimento de Albert Camus. Nada mal, hein?
* * *
Você não conseguiria enxergar a Terra porque ela não emite luz, Matheus. Fueeeeeen.
Max Faundez-Abans, astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) (gente, quantas siglas), explica que, se você estivesse em cima de uma estrela e olhasse para cá, o que você veria seria a estrela mais próxima daqui, o Sol.
E, da mesma forma que você vê a luz das estrelas que já morreram, você veria um Sol “do passado”, porque a luz que chegaria a você, no topo da sua estrela, seria a que ele emitiu no passado.
Chato, né? Contente-se em ver zumbis na TV.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antigos egípcios fabricavam colares com rochas extraterrestres

Como é que o "X" se transformou na variável desconhecida da matemática?

Você conhece a lenda do quadro do "menino chorando"?