Galaxy S4: como funciona a rolagem automática?
Não muito tempo atrás, a Samsung lançou o Galaxy S3, smartphone que, desde então, continua sendo um dos mais desejados aparelhos com Android. Entre as novidades que dão destaque ao celular estavam recursos de reconhecimento facial e que impedem, por exemplo, que a tela do celular fosse bloqueada enquanto a pessoa estivesse olhando para ela.
Agora, com o lançamento do Galaxy S4, a empresa aperfeiçoou esse tipo de interação e promete um dispositivo mais orgânico, que funciona de maneira quase simbiótica com o seu proprietário. E uma dessas funções se chama Smart Scroll, uma maneira inteligente e automática que a fabricante encontrou de fazer com que a página de um texto role à medida que o usuário a lê, sem a necessidade de interagir com o touchscreen do aparelho.
Por enquanto, nada de eye-tracking
Ainda há muita controvérsia sobre o funcionamento da ferramenta. Primeiro, acreditou-se que a Samsung usaria a câmera frontal para rastrear os olhos de quem estivesse usando o celular. Apesar de a ideia ser sensacional, a tecnologia do Smart Scroll é um pouco mais simples.
O site Mashable, por exemplo, já alertou aos leitores o fato de que o Smart Scroll funciona com base no reconhecimento facial, e não óptico. A mesma informação foi corroborada pelo Network World. Ambas as fontes também atribuem a mágica toda à inclinação do aparelho provocada pela mão de quem o segura, um gesto que acabamos executando, muitas vezes, sem nem ao menos perceber, já que estamos tão imersos na leitura.
A informação se confirma pelo site oficial da Samsung, que cita apenas a inclinação do Galaxy S4 como ação suficiente para ativar a rolagem automática. O reconhecimento facial só é mencionado no uso do Smart Pause, recurso que pausa um vídeo em execução sempre que o telespectador desviar o olhar da tela, voltando a reproduzi-lo assim que a pessoa continuar a encarar o display do Galaxy S4.
O Smart Scroll parece útil para aqueles dias de metrô ou ônibus lotado, em que usamos uma das mãos para não cair e outra para segurar o celular, enquanto fazemos malabarismos com o dedão para rolar uma página, sempre correndo o risco de o smartphone interpretar algum “clique” erroneamente.
Recursos devem chegar ao Galaxy S3
Por enquanto, só nos resta esperar mais novidades sobre o celular e, quem sabe, uma videoanálise do Tecmundo.
Comentários
Postar um comentário