Imagina na Copa: e se, em vez de reclamar, a gente se organizasse para fazer dar certo?




Trânsito, violência, caos nos aeroportos, preços absurdos… “Se as coisas estão desse jeito agora, imagina na Copa!” A frase tem sido repetida nas ruas, mesas de bares e redes sociais que já virou um bordão para se referir aos problemas do Brasil. Mas e se, em vez de reclamar, as pessoas se organizassem para fazer a situação melhorar?
Essa é a provocação do projeto Imagina na Copa*, criado pelos jovens Fernanda Cabral,Mariana CampanattiMariana Ribeiro e Tiago Pereira. A ideia é usar o bordão que surgiu para expressar o pessimismo dos brasileiros como gatilho para iniciar um movimento de otimismo e mudança. Não só para a Copa do Mundo de 2014, mas em prol de um futuro melhor para o país.
Como? Toda semana, a equipe do Imagina na Copa posta em seu site uma história diferente de jovens que já estão se mexendo para mudar o Brasil para melhor – entre elas, está a história do Atados, projeto que estimula o voluntariado em São Paulo. Já ouviu falar? O objetivo é inspirar outras pessoas a entrar no clima de “a união faz a força” e começar a fazer a sua parte para transformar o país.
E tem mais: a iniciativa vai realizar oficinas presenciais sobre mobilização social para os jovens das 12 cidades-sede da Copa, com a intenção de ajudá-los a se organizar para criar seus próprios projetos.
Aliás, os jovens foram escolhidos para ser o público-alvo dessa ação porque, para a galera do Imagina na Copa, eles fazem parte de uma geração que busca significados maiores para a sua presença no mundo e acredita que pode fazer a diferença. Segundo o estudo O Sonho Brasileiro, da agência de pesquisa Box 1824, 74% dos jovens brasileiros se sentem na obrigação de fazer algo pelo coletivo em seu dia a dia e 79% querem utilizar parte do tempo para ajudar a sociedade.
É muita gente disposta a largar o discurso “a culpa é dos governantes” para vestir a camisa do “a responsabilidade também é minha”. Que tal fazer parte desse time? Para se inspirar, assista abaixo ao vídeo de apresentação do Imagina na Copa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antigos egípcios fabricavam colares com rochas extraterrestres

Como é que o "X" se transformou na variável desconhecida da matemática?

Você conhece a lenda do quadro do "menino chorando"?