Por trás do design dos veículos futuristas de Hollywood


Há quem diga que as criações que vemos no cinema são fonte de inspiração para as tecnologias que virão no futuro. Se isso for mesmo verdade, certamente o trabalho do designer alemão Daniel Simon estará entre as referências dos futuros engenheiros e desenvolvedores.
Durante a GPU Technology Conference 2013, evento promovido no mês de março pela NVIDIA, na cidade de San Jose, nos Estados Unidos, Simon ministrou uma palestra para o público em que apresentou detalhes sobre as suas criações. Entre os filmes em que colaborou, os principais destaques são as produções “Tron: O Legado”, “Capitão América: O Primeiro Vingador” e “Oblivion”.


Design inspirador


“Tron: O Legado” foi apenas o início da carreira de Simon em Hollywood. Ele também trabalhou como o responsável pelos veículos do filme “Capitão América: O Primeiro Vingador”. “O interessante é que enquanto Tron é um filme futurista, em Capitão América tivemos que pensar nos veículos levando em consideração que a história se passa nos anos 40”, destacou.
A pressão por conta dos dois projetos foi grande. “eu desenhei sete veículos em apenas cinco meses e todos eles tinham que parecer perfeitamente reais para o público”, revelou Daniel. Seu último trabalho poderá ser conferido nos cinemas ainda neste mês, na ficção científica “Oblivion”, estrelada por Tom Cruise.


Além dos trabalhos pontuais para Hollywood, Daniel Simon continua o seu trabalho criativo na agência Cosmic Motors e, atualmente, desenvolve a estilização gráfica para uma escuderia da Fórmula 1.

Tecnologia fazendo a diferença


Depois de criar o design de alguns veículos para o filme “Tron: O Legado” – seu trabalho de maior destaque – Simon foi para casa e deixou os computadores do seu escritório renderizando imagens em altíssima resolução. Para sua surpresa, quando chegou na agência na manhã seguinte, o arquivo havia apresentado problemas às 2h30 da manhã. Foi preciso começar o processo do zero.



Foi nesse momento que Simon percebeu que precisaria de uma infraestrutura melhor para a finalização dos seus projetos. A solução encontrada foi a utilização de GPus como forma de ampliar a capacidade de processamento. “Estamos muito próximos da renderização em tempo real, tudo é uma questão de resolução. O processo que antes demorava um dia inteiro agora pode ser feito em questão de minutos”, explicou.
O designer contou que utiliza a solução Alias Industrial, da Autodesk, como software de criação. “Renderizar turntables (animações em 3D com giro 360 graus) em questão de minutos me assusta”, comenta o designer. Com as GPUs auxiliando no processamento, isso se tornou possível e o processo de criação agora é muito mais rápido.


Fonte: Daniel Simon


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antigos egípcios fabricavam colares com rochas extraterrestres

Você conhece a lenda do quadro do "menino chorando"?

5 lugares misteriosos avistados através do Google Earth