7 fobias extremamente bizarras
Todo mundo sente medo de alguma coisa, seja de barata, altura, avião ou de ladrão. No entanto, quando esses medos se tornam exagerados e fora de controle, eles passam a se caracterizar como fobias, podendo transformar a vida das pessoas que os sentem em verdadeiros pesadelos.
Alguns desses transtornos são bastante conhecidos, como é o caso da aracnofobia e da claustrofobia, por exemplo, mas também existem casos de medos mórbidos pra lá de estranhos. O pessoal do site LISVERSE publicou uma lista com essas fobias bizarras, e você pode conferir algumas delas a seguir:
1 – Medo de cozinhar
Coitados dos que sofrem desta fobia estranha, pois devem ser chamados de preguiçosos o tempo todo por aqueles que costumam pilotar o fogão. Chamada de mageirocofobia, esse medo bizarro pode ser bem mais sério do que parece, pois pode levar quem sofre dele a seguir uma dieta bem pouco saudável. Além disso, os mageirocofóbicos também podem se sentir extremamente intimidados por quem manda bem na cozinha.
2 – Medo de atravessar a rua
Imagine só, nos dias de hoje, as dificuldades enfrentadas por alguém que tenha pavor de atravessar a rua! E não só de atravessá-las, mas das próprias estruturas, sejam elas qualquer tipo de rua, estrada, travessias etc. O nome dessa fobia é agyrofobia, a qual apresenta diversos estágios de gravidade — mas, independente do grau, pode tornar a vida de quem sofre dela muito difícil nas cidades.
3 – Medo de demônios
Este é um medo até compreensível, vai! Mas quem é diagnosticado com a demonofobia — como esta fobia é chamada — sofre de um pavor anormal e persistente de seres demoníacos. Assim, essas pessoas morrem de medo de perambular por lugares ermos e escuros, ouvir histórias de terror e correm de filmes sobre possessões e exorcismos, mesmo sabendo que a ansiedade que sentem é totalmente irracional.
4 – Medo de espelhos
Tudo bem que nem sempre gostamos do que vemos quando nos olhamos no espelho, e há até quem tenha algumas superstições relacionadas a esses objetos. Contudo, algumas pessoas sofrem de um medo irracional de espelhos, e essa fobia é conhecida como eisoptrofobia. Ela está mais relacionada ao sobrenatural e ao pavor de ver espíritos ou outros seres refletidos no objeto, mas também pode envolver o medo de encarar a própria imagem.
5 – Medo de comer em público
Neste caso, a fobia — também conhecida como deipnofobia — não é de simplesmente almoçar ou jantar em público, mas de ter que interagir com outras pessoas nessas ocasiões. Temos que admitir que algumas situações são complicadas mesmo, como ter que almoçar com o pai ciumento da namorada ou enfrentar jantares de família, mas as pessoas que sofrem desse medo simplesmente evitam a qualquer preço esse tipo de situação.
6 – Medo de se sentar
Existem inúmeras possíveis causas para esta fobia maluca, também conhecida como catisofobia. As pessoas que sofrem dela sentem um medo absurdo e irracional de se sentar, seja onde for, e a situação pode variar de inquietação forte a aversão mórbida. Além disso, em alguns casos, os catisofóbicos inclusive sentem grande ansiedade na hora de se deitar.
7 – Medo de bonecas
Tudo bem que existem alguns bonecos que são meio assustadores mesmo, e diversos filmes de terror e até lendas urbanas ajudaram a espalhar o medo a determinados brinquedos. No entanto, esta fobia, também conhecida como pediofobia, consiste na aversão a qualquer tipo de bonecos — incluindo manequins, robôs e fantoches —, e está relacionada à sensação de que esses objetos sejam seres com vida própria.
Comentários
Postar um comentário