Minilaboratório será instalado em núcleo de cometa


Em 2004, a Agência Espacial Europeia lançou a sonda Rosetta com o objetivo de que ela sobrevoe o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e envie o minilaboratório Philae para o núcleo desse astro. Agora, a missão está mais perto de acontecer, visto que a estimativa é de que os dois objetos se encontrem em novembro de 2014.
Durante esses dez anos, a sonda viajará por uma distância cerca de 5 vezes maior do que a da Terra até o Sol, chegando a cruzar o cinturão de asteroides. O módulo enviado com a sonda Rosetta chegará, inclusive, a perfurar o núcleo do cometa com o objetivo de coletar e analisar amostras de materiais.
Tudo isso, obviamente, dependerá da estrutura do cometa para ser realizado com sucesso. Como ainda não se sabe, com certeza, do que é feito o corpo do 67P/Churyumov-Gerasimenko, pode ser que a missão acabe falhando por tentar implantar o minilaboratório em uma superfície muito fragmentada e que não poderia recebê-lo com estabilidade.
De toda forma, continuaremos torcendo para que tudo dê certo e, em breve, estejamos divulgando as primeiras análises enviadas pela sonda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antigos egípcios fabricavam colares com rochas extraterrestres

Como é que o "X" se transformou na variável desconhecida da matemática?

Você conhece a lenda do quadro do "menino chorando"?