Carvão e oxigênio líquido: muito mais legal em camera lenta


Para a maioria esmagadora das pessoas, o carvão vegetal tem uma única função no mundo atual: aquecer as churrasqueiras para que a carne possa ser assada — e também o pão de alho e o abacaxi do amigo vegetariano. Mas alguns cientistas decidiram mostrar que ele pode ser muito mais divertido se for misturado a uma substância de temperatura baixíssima: o oxigênio líquido.
E para deixar a experiência ainda mais legal, eles realizaram capturas com câmeras de alta velocidade, o que resulta naquelas imagens de câmera superlenta — o que pode fazer com que qualquer filmagem fique mais interessante. Por causa das reações químicas envolvidas no processo, o carvão vegetal entra começa a queimar e solta tanto calor que isso é convertido em energia de movimento.

Quando entra em contato com o carvão, o oxigênio líquido age como um oxidante. E no carvão isso significa a queima rápida e de altas temperaturas. Como você já viu no vídeo, as imagens são impressionantes e realmente ficam mais legais quando são mostradas com mais frames em cada segundo. Vai dizer que não ficou incrível? 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antigos egípcios fabricavam colares com rochas extraterrestres

Como é que o "X" se transformou na variável desconhecida da matemática?

Você conhece a lenda do quadro do "menino chorando"?