Cientistas descobrem nova parte do corpo humano
Os estudos acerca da anatomia humana começaram há muito tempo, e, se você foi um bom aluno de Biologia, provavelmente se lembra de que Leonardo Da Vinci, o próprio, estudava as partes do corpo desde 1480. Da Vinci inovou esse tipo de pesquisa, já que teve a ideia de realizar a dissecação, prática não muito comum – nem legalizada – àquela época. E, desde então, os estudos a respeito do corpo humano só ficam mais aprofundados.
O fato é que muito tempo passou desde as pesquisas do pintor de Mona Lisa, mas a Medicina continua fazendo novas descobertas a respeito da anatomia do corpo humano. Por menores que pareçam, todas elas têm enorme importância na Ciência como um todo. No primeiro semestre deste ano, cientistas descobriram uma microestrutura do olho humano que ainda não havia sido registrada.
Camada dua
O oftalmologista responsável pela descoberta, Haminder Dua, nomeou a estrutura de “camada dua”, que agora é a sexta camada conhecida da córnea – estrutura transparente situada à frente do globo ocular. A descoberta dessa nova parte da anatomia ocular vai permitir que médicos oftalmologistas possam trabalhar melhor com diagnósticos e tratamentos de doenças nos olhos e, especialmente, na córnea, além é claro de deixar mais simples as cirurgias de transplantes.
Outra condição que poderá ser mais bem estudada é a hidropsia, uma desordem que causa acúmulo de fluídos na córnea e, talvez mais especificamente, na camada dua. O pesquisador responsável pela descoberta ainda afirma que todos os livros a respeito da anatomia ocular deverão ser reescritos, já que muitas doenças podem acometer a córnea e alguns pesquisadores já relacionam muitas delas à estrutura recém-descoberta.
Comentários
Postar um comentário